Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

30 de nov de 2010

Elias e o Complexo do Alemão

Charge do Elias publicada no Diário de Santa Maria em 29/11/10

29 de nov de 2010

Os Caminhos do Santiago

O Santiago véio ta com seu blog pra o Rio grande e o mundo vê, arreparem só!

O blog foi desenvolvido por Bernardo, filho do Santiago










Visitem:
http://www.caminhosdosantiago.com.br/blog

HQ da Lenda de Sepé Tiaraju III

Pois, pois...

Sigo recebendo comunicações a respeito da HQ da Lenda de Sepé Tiaraju, coisa séria e de fundamento, o que demonstra o quanto é importante o assunto, apesar de que algumas pessoas não o considerem.
Como tenho dito por aí, os principais países do primeiro mundo perceberam desde ha muito tempo da importância das HQs, mas parece que nós, aqui no Brasil não nos damos conta disso. Ouso dizer que o estimulo e incentivo a produção de quadrinhos é questão de segurança nacional!

Bueno, o causo é que hoje recebi comunicação de William França, Diretor de Comunicação Institucional da Câmara de Deputados e de Luiz Gatto, roteirista e coordenador do projeto da HQ da Lenda de Sepé Tiaraju.

Mas que tal ein? Leiam abaixo, na íntegra e em primeira mão o texto da mensagem recebida:


Caro Byrata,
Encaminho abaixo comentário do autor da HQ da lenda de Sepé Tiaraju, publicitário Luiz Gatto, sobre texto publicado em "A Razão" do dia 25 de novembro.
Sei que já lhe foi enviada a ficha técnica com todos os nomes, mas considerei interessante que o próprio autor fizesse algumas considerações, uma vez que você questionou - com propriedade - quem seria o responsável pelo projeto.
Aproveito para informar-lhe que a revista agora tem também uma versão online, com um pdf para impressão , que está postada na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados.
Contamos com sua ajuda para divulgar o link ( http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/4384/sepe_tiaraju.pdf?sequence=1 ). Há também um vídeo promocional da publicação, acessível no You Tube  (http://www.youtube.com/watch?v=5WwRLjB-MKU)  . 

Grato por sua atenção e interesse pelo nosso trabalho. Estamos à sua disposição.


William França
Diretor
Comunicação Institucional
Câmara dos Deputados
(61) 3216.1800

Caro Byrata

Recebi seu post sobre a HQ de Sepé Tiaraju. Na qualidade de roteirista e coordenador do projeto, gostaria de lhe agradecer, em nome de toda a equipe, pela preocupação com os artistas da revista. Esse “anonimato”, no entanto, foi uma opção nossa mesmo, pois o projeto foi o resultado de um trabalho de grupo, composto por roteiristas, desenhistas, colorizadores, revisores, letristas, diretores de arte e um consultor histórico, autor do livro “História do Rio Grande do Sul para jovens”, todos com igual importância para a realização da obra. Particularmente, acredito que esse grupo é ainda maior, pois nunca teríamos essa oportunidade sem a mobilização política que a tornou possível, sem os movimentos sociais de resgate das culturas indígenas, sem o apoio institucional da diretoria da Câmara dos Deputados.

Resumindo, esse foi um projeto de muitos autores  e que durou cerca de um ano e dois meses. O maior reconhecimento é saber que milhares de cópias dessa revista estão sendo impressas e distribuídas para jovens de todo o Brasil que, como nós, até então desconheciam um dos capítulos mais bonitos de nossa história. Esperamos que diversas reimpressões sejam feitas, e novas revistas, contando a história de outros de nossos heróis.

Se isso ajudar a forjar neles um sentido de identidade, se ajudar a recuperar a estima e a valorizar nossas minorias e seus tesouros culturais, nos sentiremos plenamente recompensados.

Nossos sinceros agradecimentos. 

Abraços, Luiz Gatto

Arquivo Histórico de Santa Maria comemora aniversário

25 de nov de 2010

HQ da Lenda de Sepé Tiaraju II

Pois então!

O Jornal A Razão publicou hoje meu artigo sobre a HQ da Lenda do Sepé Tiaraju, em que eu reclamei da falta dos autores da quadrinização, isso rendeu várias manifestações de parte de conhecidos e amigos e uma grata surpresa: recebi um email enviado por Adriana Rodrigues, Coordenadora de Comunicação do Deputado Marco Maia. Ela me  informou que leu o artigo na Razão e reconheceu a falha de comunicação, desculpando-se. Belo gesto, fiquei honrado e faceiro em nome de todos cartunistas que porventura (ou malventura?) tenham sido esquecidos. Mais um ponto para nossos parlamentares!

Adriana me informou também que semana passada, em Brasília, quando foi lançada a publicação, o nome de todos os envolvidos na confecção da obra foram citados, estavam presentes ao evento e foram reconhecidos.


A ficha completa dos heróis:
Enredo e roteiro: Luiz Gatto
Direção de arte e desenhos: Plinio Quartim
Cores: Mateus Zanon
Arte final: Bruno Primo, Mateus Zanon, Plinio Quartim e Pedro Ernesto
Letras: Pedro Ernesto
Capa: Plinio Quartim
Consultoria histórica: Roberto H. F. Fonseca
Coordenação do projeto: Luiz Gatto e Nazur Garcia

E tem mais, receberei alguns exemplares aqui, na Santa Maria da Boca do Monte, que tal? Buenaxo não? Vou ler e depois les conto...

Grande abraço!

Ah! tem mais, o endereço da moça (peçam a sua HQ pra ela):

Adriana Rodrigues- Coordenadora de Comunicação
Tel.:61 99430073/ 61 3215 8117

19 de nov de 2010

Exposição “O Riso é Livro” em Brasília

Este foi meu projeto para participação do Riso é Livro
























Visitação: de 29 de outubro a 28 de novembro de 2010

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Piccola II – SBS, 
Quadra 4, lote3/4, Brasília – DF.
Telefones de contato: 
(61) 3206 9450 – administração; (61) 3206 9448 – recepção.
Agendamento de visitas mediadas:
(61) 3206-9892, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h.

O QUE É "O RISO É LIVRO"


Durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre/RS, em 2008, os curadores José Guaraci Fraga e Fábio Zimbres reuniram um grupo de 15 artistas que produziram cartuns em tinta acrílica diante do público. O sucesso da ideia se repetiu em evento literário na cidade gaúcha de Santa Maria e, agora, se amplia com a  exposição O Riso é Livro, que chega à Galeria Piccola II da CAIXA Cultural Brasília. Com entrada franca, a visitação vai de 29 de outubro a 28 de novembro, de terça-feira a domingo, sempre das 9h às 21h. A abertura para imprensa e convidados acontece na quinta-feira (28) às 19h. A mostra, que nasceu do intuito de valorizar a leitura – mesclando às letras os signos da linguagem visual –, acaba por trazer mais leveza e a inteligência do humor ao ambiente dos livros. Com criatividade e qualidade, os cartuns retratam as diversas facetas do livro, fazendo da exposição uma experiência interdisciplinar que provoca reflexão, diverte e educa.
Os 30 artistas gráficos gaúchos têm forte atuação na mídia impressa e eletrônica, além de colaboradores do mercado publicitário. A maioria tem livros publicados e/ou participação em antologias, além de frequentar salões de humor nacionais e internacionais, inclusive como premiados, afora mostras e exposições individuais e coletivas.

PARTICIPANTES:

Alisson / Bier/ Byrata / Canini / Chiquinha / Edgar Vasques / Elias / Eugênio Neves / Fabio Zimbres / Fraga / Hals / Jô / Juska / Kayser / Lancast / Louzada / Luis Fernando Veríssimo / Maucio / Maumau / Moa / Rafael Corrêa / Rafael Sica / Rodrigo Rosa / Ronaldo / Ruben / Santiago / Simch / Uberti / Vilanova / Wagner Passos


O trabalho do Luiz Fernando Veríssimo

HQ no João Belém no noticiencia.blogspot.com

"Leitura, desenhos e hábitos saudáveis no SEPE da Unifra"














Que tal ensinar alimentação e hábitos saudáveis para adolescentes através de histórias em quadrinhos? Difícil? Não para as acadêmicas do 8º semestre do curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (Unifra), que lançaram a revista “HQ no João Belém”. Esta foi uma das novidades desta quarta-feira, 10, primeiro dia do XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), que este ano tem como tema a responsabilidade sócio-ambiental."
.......................................................................................................

Texto: Maiara Bersch
Foto: Yuri Weber


Leia mais, visite: http://noticienciadigital.blogspot.com/2010/11/leitura-desenhos-e-habitos-saudaveis-no.html

HQ da Lenda de Sepé Tiaraju

Me despertou interesse a notícia de que uma revista de história em quadrinhos foi lançada na Feira do Livro de Porto Alegre, se não me engano, no dia 11 de novembro.

Segundo a notícia ”O senador Paulo Paim e o deputado Marco Maia, ambos do PT, ficaram quase três horas à frente da banca do Senado Federal autografando uma história em quadrinhos sobre a lenda do Sepé Tiaraju. A relação entre os parlamentares e o gibi é simples: Maia foi o autor e Paim, o relator de um projeto de lei declarando Sepé Tiaraju herói nacional.”

Fiquei entusiasmado com a notícia, por se tratar da valorização de um herói gaúcho e brasileiro da maior importância e pelo fato de ter sido utilizado para isso a linguagem dos quadrinhos.

Os países tidos como os mais desenvolvidos do planeta, há muitos anos utilizam os quadrinhos para lembrar, resgatar e reverenciar seus heróis, bem como sua cultura, seu folclore e sua história.

Aqui no Brasil tivemos muitas iniciativas desse tipo, durante o decorrer de nossa história, lembrando, para citar algumas, as publicações das editoras, Ebal, Brasil América e Abril. Mas ainda precisamos incentivar e produzir muito mais quadrinhos desse gênero, para que nossos jovens conheçam e cultuem nossa cultura e nossos legítimos heróis. Para isso nada melhor que a linguagem universal dos quadrinhos, que se renova a cada instante em suas técnicas de roteirização e de apresentação visual, para atender um público cada vez mais crítico e exigente.

Então, quando li a notícia, sobre a HQ de Sepé Tiarajú, fiquei faceiro e triste, porque, ao mesmo tempo em que parabenizo o Senador Paulo Pain (a quem muito admiro) e o Deputado Marco Maia, por sua iniciativa, também questiono quanto a valorização do artista ou artistas que desenvolveram a quadrinização da HQ. É sabido que esse é um trabalho bastante sério, complexo e de grande importância num projeto de história em quadrinhos. Isso envolve a participação de um único artista ou vários, desde pesquisadores, escritores, roteiristas, desenhistas e arte-finalistas.
Em nenhuma das notícias que vi veiculadas na imprensa foi mencionado o nome do quadrinhista ou equipe responsável por esse importante trabalho autoral. Quem são os autores? Gostaria de saber, pois não basta resgatar o nome do herói Sepé Tiaraju, é preciso resgatar e valorizar também o nome ou nomes dos heróis quadrinistas, pois aqui no Brasil, fazer quadrinhos é um trabalho heróico.

Grande abraço a todos!

Byrata

byrata@hotmail.com

18 de nov de 2010

Lançamento da HQ no João Belém na Escola João Belém

Dia 17 de novembro foi a vez da Escola João Belém ter seu lançamento da HQ no JB!














Lançamento da HQ no João Belém na UNIFRA

Dia 10 de novembro a revista em quadrinhos produzida pelos alunos do João Belém foi lançada na UNIFRA.


















Cartum do Elias tirou 2º lugar no BH HUMOR!

OS PREMIADOS:

Categoria Caricatura:
1º Lugar - Jarbas Júnior (Brasil) http://twitpic.com/37ry50
2º Lugar - Frata Soares (Brasil) http://twitpic.com/37rx8e
3º Lugar - André Leão (Brasil) http://twitpic.com/37rws7

Categoria Cartum:
1º Lugar - Sajad (Irã) http://twitpic.com/37s07z
2º Lugar - Elias Monteiro (Brasil) http://twitpic.com/37rzxd
3º Lugar - Ba Biling (China) http://twitpic.com/37rz77


Mais detalhes:  www.bhhumor.com