Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

18 de fev de 2012

Arte na Ruas II

As ruas contam sua história de várias maneiras, mas através das manifestações artísticas, sejam, na performance de seus habitantes, nas suas crônicas orais, ou através das imagens grafadas nas suas paredes e muros, temos a oportunidade de apreciar mais prazerosamente essa história viva.

Outro dia eu e o amigo Nuca descíamos a Silva Jardim, quando nos deparamos com a imagem ao lado, fiquei encantado, não só pelo primor gráfico, mas também pela história revelada através do texto.

O Nuca sacou seu celular e sampou-lhe esta foto. Neste trecho, nos separamos, segui pela Silva enquanto ele tomou à esquerda.

Logo adiante um morador que percebeu nosso interesse na imagem, dirigiu-me a palavra. Fora ele quem mandara pintar o desenho e disse-me orgulhosamente que eu não vira os outros, pintados ao longo do muro na outra rua.
Nos contagiamos com o entusiasmo de cada um a respeito daquelas imagens. Seu nome é Alex e é conhecido pelo apelido de "Abelha". Contou-me a história da imagem. Disse que foi feita em homenagem ao Vila Leste Futebol Clube e a seu presidente "Cebinho", um clube de várzea, do qual ele, Alex, faz parte e que além da homenagem o desenho também faz uma crítica a atuação do "Cebinho" a frente da equipe, que segundo Alex, está deixando a desejar, por isso o sinal (-1) na camiseta. Alex me disse que o Cebinho não apreciou a crítica mas teve de engolir, com a promessa de que, quando melhorar sua atuação o sinal poderá mudar também para (+).

Grande abraço Alex "Abelha" e valorosos integrantes do Vila Leste Futebol Clube!

16 de fev de 2012

A CUIA MAIS AMADA DO RIO GRANDE


Pois olha aí, a cuia mais amada, na verdade: O CUIÃO MAIS AMADO DO CORAÇÃO DO RIO GRANDE!
É isso mesmo, desde que resolvi esculpir uma árvore na calçada de minha casa, dando-lhe o formato de uma cuia, tenho recebido as mais variadas manifestações de aprovação e amor pelo meu cuião gaúcho.
Turistas e admiradores chegam a fazer fila pra fotografar e posar para fotografias ao redor da cuia gaudéria. Fico muito feliz com isso, na verdade tenho orgulho.
Pois recentemente uma moça, jornalista do jornal A RAZÃO me telefonou pra saber detalhes sobre a famosa e querida cuia. Disse-me que sairia reportagem e foto dela na edição da Razão do dia 14 de fevereiro. E saiu mesmo!

Scanner da reportagem na Razão
 Obrigado aos amigos do jornal A Razão!

A CUIA VÉIA E SEUS ARTÍFICES:

Fui o idealizador e desenhista da cuia e por um bom tempo me entreti moldando-a, dondo-lhe forma  e formosura, até que ela foi garrando altura e volume, aí começei a me ver pra manter a poda e forma, até que um dia me apreceu por aqui o meu amigo Antônio "Nuca" Campos, xiru lá de São Borja, letrado nas prendas de bóia campeira, horta, lavoura e jardinagem. Foi a melhor coisa que aconteceu, pois o Nuca garrou gosto pelo meu cuião, afeiçoou-se por assim dizer e desde então é ele que faz o seviço de manutenção e poda da cuia gaudéria. Ta em boas tesouras, não acham?

Nuca "mãos de tesourão" e a cuia




























OUTRAS FOTOS DO CUIÃO:

A bela cuia e o colégio Maneco ao fundo

a cuia de outro ângulo
A cuia mais amada do Rio Grande

13 de fev de 2012

SANTA MARIA CHEIA DE GRAÇA

 


Vem aí o SANTA MARIA CHEIA DE GRAÇA 3º Salão do Mercosul!
PARTICIPE!


Santa Maria Cheia de Graça


Santa Maria Cheia de Graça – 3º Salão de Humor do Mercosul
Santa Maria, RS, Brasil – 2012
O Santa Maria Cheia de Graça, Salão de Humor do Mercosul foi criado em 1997 pelos cartunistas Máucio e Byrata. O evento teve duas edições, em 1997 e 1998, promovido Secretaria de Município da Cultura. Depois disso, em 2003, os mesmos idealizadores criaram o CARTUCHO - Encontro dos Cartunistas Gaúchos. Chegando a nona edição em 2012, o Cartucho reúne em Santa Maria, profissionais e amadores do humor gráfico gaúcho. Tem como tradição misturar muito humor, com convívio para troca de experiências sobre a atividade sem deixar de lado o contato direto com o público leitor, constituindo-se em uma de suas importantes características. 
Com o CARTUCHO consolidado no Rio Grande do Sul, buscamos resgatar o Salão de Humor do Mercosul, visto a sua importância na divulgação e na valorização da arte gráfica. E aí está: a terceira edição do Santa Maria Cheia de Graça.
Com o tema único CARTUM, o evento propõe a participação de trabalhos do mundo inteiro. Como jurados de premiação foram convidados representantes do Mercosul: Brasil, Argentina e Uruguai . Antes disso, um Juri Local formado pelos cartunistas santa-marienses Jô, Byrata, Elias e Máucio farão a seleção dos trabalhos, classificando pelo menos 50 para o júri final. Para tornar o evento mais abrangente, a proposta inclui um concurso estudantil, em que as escolas públicas - de Santa maria (RS, Brasil) podem se inscrever e apresentar trabalhos para concorrer a prêmios. Um prêmio para o aluno vencedor e um para a escola de onde ele provem. A intenção é despertar a atenção das crianças e adolescentes para a arte gráfica, valorizando a ação e buscando agregar a cultura à educação. 
Datas:
Inscrições: 10/02/2012 a 10/04/2012
Abertura da Exposição dos Selecionados e Premiados: 10/05/2012
Show: 10/05 - 20h - Theatro 13 de Maio - Grupo Jazz 6 & Luis Fernando Verissimo

REGULAMENTO:
http://santamariacheiadegraca.blogspot.com/

2 de fev de 2012

Bira Dantas é Mestre do Quadrinho Nacional!

Nosso amigo Bira Dantas foi eleito Mestre do Quadrinho Nacional na 28ª edição do Prêmio Angelo Agostini, a escolha me encheu de alegria e satisfação.
Bira Dantas é um exepcional desenhista e uma figura humana ímpar que cativa instantâneamente a quem o conhece.
Sua habilidade no traço soma-se ao domínio do manejo de sua gaitinha de boca e a sua presença consciente na defesa e valorização dos quadrinhos nacionais.
PARABÉNS AMIGO BIRA DANTAS!


Bira Dantas (3º da esquerda pra direita) quando esteve em Santa Maria, durante o 8º Cartucho, em 2011

Os ganhadores do Troféu Ângelo Agostini:

Melhor Desenhista: Maurílio DNA,
Melhor Roteirista: Daniel Esteves,
Melhor Cartunista: Gustavo Duarte,
Melhor Lançamento: Ação Magazine,
Melhor Lançamento Independente: “Love Hurts” (Murilo),
Melhor Fanzine: Miséria,
Prêmio Jayme Cortez: FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos),
Mestres do Quadrinho Nacional: Fernando Gonsales, Bira Dantas, Lourenço Mutarelli e Moacir Torres.

PREMIAÇÃO:
A festa e entrega dos troféus será realizada no dia 04 de fevereiro de 2012, sábado, a partir da 14,30h, no Espaço Cultural Instituto Cervantes, Avenida Paulista, 2439 (próximo ao Metrô Paulista).
Maiores informações pelo telefone:  (11) 3987-9609.