Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

XIRU LAUTÉRIO

XIRU LAUTÉRIO: 
"O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HQs BRASILEIRAS"


A HISTÓRIA DO XIRU LAUTÉRIO



Primeira HQ do Xiru / 1978


                O personagem de histórias em quadrinhos Xiru Lautério foi criado por Byrata na década de 70 e teve sua primeira revista impressa em 1978, com material que havia sido publicado nos jornais O Semanário de Tupanciretã e Diário Serrano, de Cruz Alta.



XIRU LAUTÉRIO E OS DINOSSAUROS I / 2007
XIRU LAUTÉRIO E OS CENTAUROS / 2008

          




















Em 2007 saiu a revista Xiru Lautério e Os Dinossauros I e em 2008 foi publicado Xiru Lautério e Os Centauros, um álbum de 56 páginas em quadrinhos com uma história fantástica vivida pelo Xiru e o centauro Quíron, um personagem mitológico que conduz o Xiru numa viagem através do tempo permitindo-lhe e aos leitores, acompanhar as histórias da aviação no mundo, a história da Força Aérea Brasileira e do Esquadrão Centauro, que integra a Base Aérea de Santa Maria. Esse álbum foi encomendado pelo comando do Esquadrão Centauro, para comemorar seus 30 anos de existência e foi distribuído para todas as unidades da Força Aérea Brasileira, merecendo matéria no site da FAB.

Em 2016 o álbum Xiru Lautério e Os Dinossauros I, foi traduzido para os idiomas Francês, Italiano e Espanhol e ganhou nova edição para a língua portuguesa. Esses álbuns foram lançados em Paris, no 4ª Festival du Rio Grande do Sul de Paris, realizado de 21 a 25 de setembro de 2016.


O Xiru Lautério traduzido para o Francês, Italiano e Espanhol



XIRU LAUTÉRIO E OS DINOSSAUROS II / 2011


                Em 2011 saiu o Xiru Lautério e Os Dinossauros II, completando uma saga que reúne dois temas importantes em seu enredo: a Formação de Desertos no Rio Grande do Sul e os Dinossauros e Répteis do Período Triásico no Rio Grande do Sul, cujos fósseis são encontrados em abundância na região central de nosso estado e principalmente em Santa Maria, considerada o berço mundial dessas criaturas pré-históricas.
                Através de uma história de humor e ficção, Byrata busca provocar no leitor a reflexão sobre esses temas sempre atuais, garantindo também o interesse pela leitura desse episódio em que o Xiru, herói tipicamente gauchesco ganha força e vitalidade, coroando de êxito seu autor, na sua busca pela criação de um personagem genuinamente brasileiro.

XIRU LAUTÉRIO CONTRA A MORTE / 2012




                Em 2012, foi lançado o álbum XIRU LAUTÉRIO CONTRA A MORTE, cuja aventura foi publicada originalmente em 1986, em tiras diárias, nas páginas do Jornal A Razão, de Santa Maria – RS.
                A publicação do XIRU CONTRA A MORTE garantiu que essa aventura não se perdesse da memória da vida do personagem e deu a oportunidade a que se publicasse também a sequência dessa história, EM 2013, intitulada TIGRE N’ÁGUA - UMA AVENTURA NO RIO JAGUARI.



XIRU LAUTÉRIO: TIGRE N'ÁGUA / 2013


                A saga do XIRU CONTRA A MORTE não acabou, agora veio nova aventura com sua continuação no novo álbum intitulado: Xiru Lautério: O Ginete – Uma aventura no Rio Jaguari II, que foi lançado dia 5 de maio de 2015, durante a FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA.

XIRU LAUTÉRIO; O GINETE / Maio de 2015


                Neste álbum se pretendia finalizar esta grande aventura em que o Xiru peleia com dentes e unhas contra sua própria morte e simbolicamente contra o fim do gaúcho, o “Centauro dos Pampas”, porém ainda não foi possível finalizar a série e prepara-se outro álbum que será o último desta série.


Outras aventuras do Xiru Lautério estão roteirizadas e preparadas para sua quadrinização, que se espera que seja para breve.


Nenhum comentário: