Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

13 de jun de 2011

UM MASCOTE PARA O COLORADINHO

Meses atrás, fui procurado por Marcio Caetano e Cezar Elói Saccol, para conversar sobre a criação de um mascote ao Inter-SM, fiquei muito honrado com a lembrança e convite para realizar essa importante tarefa.
Alguns nomes e figuras foram sugeridos pelos integrantes da diretoria do Internacional de Santa Maria, mas também me foi permitida a liberdade para apresentar sugestões.
Não foi preciso pensar muito, logo me ocorreu o personagem que me pareceu mais apropriado para representar nosso Coloradinho, sugeri um dinossauro. 

Porque um Dino?

Não só por “simbolizar a força e o domínio do território, característica dos dinossauros”, mas também porque Santa Maria é considerada o “Berço dos Dinossauros”. 
Sim! Aqui foi encontrado o fóssil da espécie, que é um dos mais antigos dinossauros do planeta e esse é um dos motivos porque a cidade e região são conhecidas no mundo inteiro e atrai a atenção e curiosidade de pessoas de todas as idades, entre cientistas, estudantes, turistas e curiosos.
A escolha de um dino para representar nossa cidade e região não é de hoje, vem de tempos, desde que, com Abdon Barretto Filho criamos o personagem Dinotchê, isso ocorreu ha mais de 15 anos atrás. 
Com essa nova oportunidade, aproveitei para sugerir também um dinossauro para representar nosso Coloradinho, como chamamos carinhosamente o Esporte Clube Internacional de Santa Maria.

COLORADINO

A sugestão do personagem agradou de cara a Marcio e Saccol e agradou também a todos a quem eu consultei a titulo de pesquisa de opinião.
Falando com meu amigo João Tetê Souza, coloradinho "doente" e integrante fundador da torcida organizada “COMANDO VERMELHO”, lhe contei sobre o personagem e perguntei sua opinião, sua aprovação foi instantânea e logo, empolgado ele tomou a liberdade de sugerir o nome do bixo: COLORADINO.
Gostei da sugestão e apresentei os estudos a Marcio e Saccol, juntamente com a proposta para o nome. Nesse ínterim aconteceram alguns fatos que mudaram a situação do clube, faleceu Marineu Ziane e assumiu o atual presidente, Mauro Silva. Mais recentemente a direção do clube celebrou parceria com o Grupo MR, do empresário Marcos Rodrigues, que ao tomar conhecimento da idéia e proposta, achou interessante a sugestão do personagem mas encomendou novos estudos a outro profissional. 

O COLORADINO EM ALGUNS ESTUDOS QUE APRESENTEI:






DINO RUBRO

Foi aí que apareceu a figura do DINO RUBRO, um dinossauro inspirado, provavelmente, em uma espécie mais recente e mais conhecida, o Tiranossauro Rex,  que surgiu uns 70 milhões de anos após o surgimento do nosso Stauricosaurus Pricei, aquele que me inspirou para criar o COLORADINO.

Bueno, pra encurtar o causo, o DINO RUBRO foi lançado no site do clube, www.intersm.com.br e logo tornou-se matéria na imprensa, (Jornal A Razão, Diário de Santa Maria e Clic RBS).

No Diário, em artigo da Thaise Moreira (thaise.moreira@diariosm.com.br), consta que o DINO RUBRO “foi desenhado pelo cartunista Jorge Ubiratã da Silva Lopes, o Byrata” (olha eu aí), o que não é verdade, pois minha proposta de personagem, é bem diferente. 
Enfim, fiquei em parte satisfeito, pois foi aprovada a idéia do Dino pra ser o mascote do Inter-SM, a partir de minha sugestão embora, de acordo com o que escreve Thaise Moreira em seu artigo, essa sugestão também foi dada por um internauta, no Blog Da Arquibancada. Isso mostra que outras pessoas também perceberam a importância de um Dino pra representar um dos clubes de futebol de nossa cidade.
No mais, resta uma pequena tristeza, pelo fato de que não se levou muito em conta valores e características autênticas que podem fazer ainda mais a diferença, no caso, o aspecto do personagem que deverá acompanhar e representar o futebol do Inter-SM, daqui pra frente. Nosso dinossauro, além de possivelmente ser o primeiro do planeta, é bem diferente desse apresentado, que tem um aspecto genérico e comum. Fico a refletir sobre que outros valores serão desprezados em nome do sucesso de uma campanha de marketing e de fortalecimento de imagem.

A proposta desenvolvida pela agência F2F PROPAGANDA, de Porto Alegre