Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

14 de out. de 2010

FEIRA DO LIVRO EM TUPANCIRETÃ




Nos dias 6,7 e 8 de outubro,
Tupanciretã, a terra onde fui gestado e onde me criei, realizou mais uma edição da Feira Municipal do Livro, ocupando a Praça Coronel Lima e a Avenida Vaz Ferreir.



Foi o primeiro ano que a Feira teve patrono, sendo esse honroso título conferido a Moisés Silveira Menezes, compositor e escritor reconhecido regionalmente por seu importante trabalho na música e na literatura. Moisés Menezes nasceu em Lavras do Sul e foi criado em Tupanciretã.
A organização do evento também incentivou os jovens talentos locais, promovendo um concurso de cartazes entre alunos das escolas municipais. O trabalho escolhido foi de autoria de Rael do Amaral Costa, da Escola Municipal Maria Aleydah de Mendonça Marques.

Foram atrações da feira:

- Presença dos escritores Carlos Urbim e Byrata.
- Apresentações das escolas.
- Teatro e contação de histórias, com a Companhia Armazém de Teatro.
- Inauguração da Sala Manoelito De Ornellas.
- Palestra com Gujo Teixeira, Juca Moraes e Ângelo Franco.

A feira foi promovida pela Prefeitura Municipal de Tupanciretã, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Tuapanciretã e contou com o apoio das escolas da Rede Municipal de Ensino e do Centro Lítero-Cultural “José do Patrocínio”, além da parceria da Pepê Eventos Ltda – Organização de Feiras do Livro.

Oficina de Desenho de Humor

Ministrei na quinta-feira, dia sete de outubro, oficina de Desenho de Humor, para uma gurizada atenta e cheia de talento, que produziram ótimos trabalhos, expostos depois, no lonão da Feira.
Foi mais uma experiência gratificante para minha vida, além do convívio com meus queridos conterrâneos, alguns dos quais há muito tempo não via, ainda tive a satisfação de conhecer jovens tupanciretanenses talentosos e quem sabe, futuros artistas gaúchos e brasileiros.

Momento de trabalho junto a criançada, registrada por minha cunhada Julieta.

2 comentários:

Tatiana Tesch disse...

Nossa, Byrata! Que legal! Não conheço tua cidade de origem - é perto de Santa Maria? Mas muito legal te ver trabalhando e participando de um evento tão bacana! Bjs!

Byrata disse...

Tatinha!

Tupanciretã fica a 100 km de Santa Maria. Foi muito legal, fiquei faceiro pela homenagem e participação.
Tenho ministrado muitas oficinas de desenho de humor e HQs em Santa Maria e Região, é muito gratificante. Tem muitos jovens, meninos e meninas que desenham bem, mas não tem oportunidade. Ontem ministrei uma oficina em Itaara, foi muito bom também.