Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

27 de jan. de 2011

O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos



                  Ângelo Agostini

            30 de janeiro é um dia especial para a arte brasileira, pois nesta data se comemora o Dia Nacional dos Quadrinhos. O dia comemora o falecimento de Ângelo Agostini, ocorrido em 28 de janeiro de 1910, há 101 anos.
            Ângelo Agostini publicou a primeira HQ no Brasil, em 30 de janeiro de 1869, por isso é considerado o precursor do quadrinho nacional. A história em quadrinhos intitulava-se Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte.

“Agostini foi um artista gráfico genial e, além de ter criado a primeira HQ, fundou os mais importantes jornais do Brasil na época - (Diabo Coxo, O Cabrião, Revista Illustrada) - e colaborou com inúmeros outros (O Mosquito, Vida Fluminense, Tico-tico). Suas charges refletiam a situação política e cultural com humor acurado e eram lidas e discutidas por todos”, pontua o cartunista Bira Dantas, professor da Pandora Escola de Artes e estudioso da vida de Agostini. (http://blog.pandora.art.br/)

http://revistariaoponto.blogspot.com/2009_02_01_archive.html
http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=19596

              O dia das HQs em Santa Maria

            O Dia Nacional dos Quadrinhos foi criado há 27 anos e desde então é comemorado em todo o país, mas aqui em Santa Maria não temos esse costume, então já é tempo de começarmos, mesmo porque já temos tradição e reconhecimento por nossa produção e presença na história das HQs no Brasil.
            Desde o ano passado temos nos reunido na cidade informalmente ,no dia das HQs brasileiras, para bater papo e trocar idéias e este ano estamos nos mobilizando para um novo encontro, onde estão convidados para participar todos os quadrinhistas e aficionados da cidade. Quem sabe, ano que vem, possamos contar com uma programação que nos integre aos demais eventos nacionais comemorativos do Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.
                        

Nenhum comentário: