Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

30 de set de 2011

Cartucho em Caricaturas

 Encontro de cartunistas só podia dar nisso, caricatura pra todo lado! Mas essa do Bira Dantas esta demais, o cara fez a caricatura antecipada de todos os cartunistas presentes e até uns ausentes, Tirei o chapéu pro Bira, o caboclo é demais.

Esta é do Jô, cartinista prata da casa. E o caricaturisado é o homenageado do 8º Cartucho, que é de praxe ser retratado pelos traços caricatos. Neste ano a vítima fui eu. Maravilha! A obra está orgulhosamente pendurada na sala comunitária de minha resindensa. Hô! Hô! Hô! (risada nervosa)
Aqui, mereci a carica do mestre Fraga, beleza pura!


E o Donga também me deu a alegria de uma carica. Ficou de fundamento, "incrusives" a curva levemente acentuada do depósito de polaróides... te mete!

E o Dóro também "impricou" comigo. Imagine só a concepção do lôco, só podia ser coisa de passofundense desgarrado...

8º Cartucho - continuação II

Depois da Zona Franca Comix, seguimos para o Botequim, no térreo do Clube Caixeiral, porque afinal, ninguém é de ferro, nem cartunistas, né?

um brinde com a polar

rolou assunto sério

O Bica Beltrame não perdeu a oportunidade de registrar esses momentos únicos

Byrata e Santiago

Em primeiro plano a amiga Lu, desenhista e professora de artes

O Xiru também marcou presença



Os amigos Cintia e Tetê, faceiros ao sabor da polaróide

8º Cartucho - continuação

O 8º CARTUCHO esteve magnífico, foi mais uma oportunidade de encontro entre os cartunistas do estado, com uma novidade, a presença do Bira Dantas, cartunista paulista da melhor qualidade e pessoa humana fenomenal. Foi uma honra e uma alegria conhece-lo e conviver com ele durante esses três dias, que passaram rápido demais, pro meu gosto.

Depois do CHIMARRÃO COM NANQUIM, demos uma passada no Santa Maria Shopping, 1º andar, mais precisamente no Zona Franca Comics, a loja de quadrinhos do Jesus, a única e mais completa do interior do estado.

Os cartunistas enlouqueceram com a enorme variedade de HQs disponíveis no local e o Jesus então, nem se fala ficou maluco.



Em primeiro plano vemos o Fraga, que este ano veio ao Cartucho pela primeira vez

Bira Dantas e Jesus

Byrata, Bira Dantas e Jesus

Wagner Passos, Byrata, Bira Dantas e Jesus

Wagner Passos, Byrata, Bira DEantas e Jesus


26 de set de 2011

O Chimarrão Com Nanquim

  • Chimarrão com Nanquim:
      Para quem conhece minimamente o dia-a-dia de um cartunista gaúcho, não é difícil imaginá-lo em algum momento, às voltas de seu trabalho juntamente com uma cuia de chimarrão na mão. A associação do chimarrão com nanquim não é tão absurda assim, tudo no seu devido lugar, claro, não é tinta na cuia.
      Chimarrão com nanquim é o momento dentro do Cartucho em que há o maior contato entre os desenhistas e a população, onde rola a conversa, o improviso, a caricatura e, pra completar, a bebida que o gaúcho não se afasta, mesmo quando trabalhando.
       O Chimarrão com nanquim do 8º CARTUCHO, aconteceu no sábado, dia 24/9, na Galeria Chami, no centro de Santa Maria. Confira as fotos: