Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

5 de fev. de 2014

30º TROFÉU ANGELO AGOSTINI

Reconhecimento 

Foto de Bica Beltrame
Buenas amigos! 

Quero dividir com todos que visitam este site um reconhecimento que me encheu de orgulho e satisfação.
Recebi dia 1º de fevereiro, na cidade de São Paulo em solenidade de comemoração ao DIA DO QUADRINHO NACIONAL, o troféu de MESTRE DO QUADRINHO NACIONAL, num reconhecimento ao meu trabalho de mais de 40 anos, dedicado à criação e produção de quadrinhos no Brasil, bem como ao ensino da atividade a crianças e jovens de todas as idades, aqui de Santa Maria e região.

É um reconhecimento para encher de orgulho a quem o recebe, ainda mais quando se trata de valorização de um trabalho solitário e realizado em região distante do centro de nosso imenso país, onde as coisas costumam acontecer com mais intensidade e frequência, facilitando aqueles que se dedicam a essa difícil, mas prazerosa atividade chamada a “Nona Arte”.

Outro aspecto a ser lembrado é o fato de meu nome ter sido indicado para receber esse prêmio lá em São Paulo, onde existem tantos profissionais trabalhando intensamente nessa atividade e também pelo fato de que fui escolhido junto com dois artistas importantíssimos dos quadrinhos nacionais: Lourenço Mutarelli e Paulo Paiva Lima, ambos com uma carreira de grande prestígio e realizações de repercussão nacional e internacional. Lourenço Mutarelli é hoje um dos roteiristas mais requisitados do cinema nacional e Paulo Paiva Lima tem um histórico de produção não menos importante, tendo trabalhado até nos Estados Unidos. Estar ao lado desses dois gigantes dos quadrinhos é uma honra monumental.

Por esse e por outros motivos tenho o orgulho de dizer que hoje sou o gaúcho mais faceiro e orgulhoso desse nosso Rio Grande, não só por ter obtido esse reconhecimento nacional mas também por que aqui em minha terra meu trabalho tem sido igualmente reconhecido, pelas inúmeras homenagens recebidas, contrariando o ditado de que “santo de casa não faz milagre”.

No entanto, não estou dividindo essa notícia para me vangloriar, mas para dizer que por toda minha vida sonhei e persegui meus sonhos em busca de realiza-los e em muitas oportunidades esses esforços transformaram-se em frustração, no entanto continuei buscando e se não consegui realizar tudo o que sonhei, pelo menos aprendi que só realizamos se persistirmos atrás de nossos objetivos, mesmo que pareçam distantes e impossíveis.

É isso que tenho dito a meus alunos de desenho e histórias em quadrinhos, jovens cheios de imaginação e capacidade para sonhar, que gostariam de realizar seus sonhos, mas que nem sempre sabem como fazê-lo. Digo-lhes que não desistam e que busquem, que pesquisem e que persigam seus sonhos até realiza-los, usando a imaginação, essa força mágica do universo, superpoder que o criador nos dotou para que pudéssemos enfrentar e criar soluções para nossas dificuldades e problemas do dia a dia.

E é o que venho dizer aqui agora para todos, caminhantes como eu neste planeta maravilhoso, que buscam melhores condições de vida e a realização de seus sonhos, para que não desistam e não percam a capacidade de imaginar e sonhar, porque essa é a ferramenta que o criador nos deu para conquistarmos nossos objetivos de ter uma vida melhor e mais feliz.
Grande abraço a todos!


Byrata - Mestre do Quadrinho Nacional (com muito orgulho).

Nenhum comentário: