Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

25 de set de 2014

O 11º CARTUCHO EM MATÉRIA DO DIÁRIO DE SANTA MARIA

Na ponta do lápis24/09/2014 | 21h01

11º Cartucho começa na sexta-feira

Nesta edição, os cartunistas de todo o Estado poderão enviar seus trabalhos pela internet

11º Cartucho começa na sexta-feira Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução
Cartunistas do Sul do mundo, preparem e apontem seus lápis. A cidade habitará, mais uma vez, o Cartucho — Encontro de Cartunistas em Santa Maria. A 11ª edição, que começa sextae vai até domingo, reunirá 15 cartunistas convidados de todo o país — além dos santa-marienses Máucio, Byrata, Jô e Reinaldo Pedroso — e prevê pelo menos duas novidades.

Uma delas é que, agora, os cartunistas que não puderem estar na cidade durante o encontro poderão mandar seus desenhos pela internet, e assim, participar da exposição com as obras do evento. A outra novidade é uma aproximação do cartum e da poesia, com a criação de um novo momento: o Passa a Bola do Humor e da Poesia. Neste ano, o encontro terá a participação da poeta porto-alegrense Claudia Gonçalves.
Segundo o coordenador do Cartucho, o cartunista Máucio, a ideia é ampliar e valorizar o diálogo do regional com o universal dentro do evento.
— São duas ações que fizeram o Cartucho ampliar sua visão, a partir de uma necessidade de reflexão. Elas sinalizam a importância da comunicação ampla e o diálogo com outras linguagens, como o humor e a poesia — explica Máucio.
Dessa vez, o tema da edição, que tradicionalmente é revelado às 22h de sexta-feira, será divulgado pela internet, nos perfis de Máucio e da Chili Produções Culturais. Até as 22h de sábado, os cartunistas poderão produzir seus desenhos inspirados no tema. O requisito para a participação por meio da internet é que o artista seja natural do Rio Grande do Sul. É válido apenas um trabalho por autor. Os materiais devem ser enviados para rose@chilism.com.br.
O homenageado dessa edição é o ilustrador Eloar Guazelli. Guazelli é licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e hoje mora em São Paulo. Já foi premiado nos Festivais de Cinema de Havana, Gramado, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Brasília. Além de vários prêmios em salões de humor, Guazelli também levou suas exposições para países como Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Holanda e Itália.
Os 15 convidados para esta edição criarão seus desenhos durante o Chimarrão com Nanquim, que ocorre pela manhã na Praça Saldanha Marinho. Pela tarde, o público pode interagir com os artistas e acompanhar as obras. No domingo, os trabalhos estarão expostos no Royal Plaza Shopping, a partir das 15h, com a exposição Riso Grande do Sul. Veja a programação ao lado.

Programação 

Sexta

22h - Reponte temático: votação e divulgação do tema do 11º cartucho, nos perfis Maucio Rodrigues e Chili Produções Culturais

Sábado

10h - Chimarrão com Nanquim, com cartuns ao vivo, Passa a Bola do Cartum e da Poesia, Grafismo e Poesia e Mostra de Mini-Livros

Onde — Praça Saldanha Marinho

20h - Debate sobre as profissões de cartunista, ilustrador, chargista e quadrinista

Onde - Hotel Morotin do Centro

22h - Cartum temático: fim do prazo de envio

Domingo

15h — Invernada do Humor: abertura da exposição temática do 11º Cartucho: Riso Grande do Sul
Onde - Royal Plaza Shopping

Quem participa:
Douglas Dias — Bento Gonçalves
Claudia Gonçalves — Porto Alegre
Alisson Affonso — Rio Grande
Moacir Guterres — Moa — Porto Alegre
Geraldo Fernandes — Passo Fundo
Wagner Passos — Rio Grande
Joel Almeida — Giruá
Greice Pozzatti — Cruz Alta
Leandro Bierhals — Porto Alegre
Leandro Dóro — Porto Alegre
Neltair Abreu — Santiago — Porto Alegre
Augusto Bier — Porto Alegre
Eloar Guazelli — São Paulo (homenageado)
Vicente Marques — Porto Alegre
Alexandre Carvalho — Porto Alegre


http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2014/09/11-cartucho-comeca-na-sexta-feira-4605821.html

Nenhum comentário: