Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

7 de mai. de 2020

HQ NA PRÁTICA:

V DE VINGANÇA - A MÁSCARA DO PROTAGONISTA

Guy Fawkes (13/04/1570 - 31/01/1606) foi um soldado inglês católico que participou da Conspiração da Pólvora, movimento que pretendia assassinar o rei protestante James I da Inglaterra e de todos os membros do Parlamento durante a sessão em 1605. Ele guardava os barris de pólvora que seriam usados para explodir o Parlamento, mas, como o plano fracassou, acabou preso. Depois foi interrogado, torturado e enforcado. O protagonista da história em quadrinhos V de Vingança (O Globo, 1990/ Panini, 2006) usa uma máscara inspirada no rosto de Fawkes.

Referência publicada em "Notas na areia" (notas de rodapé) do livro SANDMAN: DESPERTAR, VOLUME 10 / NEIL GAIMAN ; (TRADUZIDO POR DANIEL PELLIZZARI). -- SÃO PAULO ; CONRAD EDITORA DO BRASIL, 2008.

A HQ "V DE VINGANÇA"

 

(E) Capa da edição de setembro de 1988 da HQ V de Vingança de Alan Moore e David Lloyd.
(D) HQ V de Vingança  da edição brasileira, em capa dura, publicada pela Panini, em 2006/2012.

V de Vingança (versão em português para V for Vendetta) é uma série de histórias em quadrinhos escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd. A história se passa em um futuro distópico e pós-apocalíptico de 1997 no Reino Unido, em que um misterioso Revolucionário tenta destruir o Estado, através de ações diretas.

V de Vingança foi publicado originalmente entre 1982 e 1983 em preto e branco pela editora britânica Warrior, mas não chegou a ser finalizado. Em 1988, incentivados pela DC Comics, Allan Moore e David Lloyd retomaram a série e a concluíram com uma edição colorida. A série completa foi republicada nos EUA pelo selo Vertigo da DC e no Reino Unido pela Titan Books. No Brasil, foi publicada em 1989 em cinco edições em cores pela editora Globo e mais tarde pela Via Lettera, em dois volumes em preto e branco; em 2006 teve uma edição especial pela Panini, em volume único, colorido e com material extra. Atendendo a pedidos, em 2012 a Panini relançou esta edição especial.

https://pt.wikipedia.org/wiki/V_for_Vendetta

V FOR VENDETTA, o filme:

























Cartaz da versão original, em inglês.

Sobre o filme:
https://pt.wikipedia.org/wiki/V_de_Vingan%C3%A7a_(filme)

Nenhum comentário: