Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

28 de out. de 2010

Histórias em quadrinhos no João Belém



A Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, estará lançando dia 29/10/10, as 19:00 horas no Santa Maria Shopping, a Revista Quadrinhos “HQ NO JOÃO BELÉM” e expondo reproduções dos trabalhos originais que compõem o conteúdo da revista.
            As HQs foram desenvolvidas pelos alunos da 7° série da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém e auxiliados pelas acadêmicas: Ana Paula Aires, Carina Martelli, Gabriela Pinto, Larissa Nunes e Luize da Cas, do 6° Semestre do curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), sob orientação da professora Ana Lúcia de Freitas Saccol e da professora de artes da escola e também nutricionista Irene Düvelius Barros e com o apoio da Diretora da Escola, Professora Maria Helena Mezzomo Flores.
            A proposta sugerida pelas acadêmicas e professoras responsáveis, teve como objetivo promover educação, explorando assuntos relacionados à saúde e alimentação, isto através da elaboração de histórias em quadrinhos, sob forma simplificada e de fácil compreensão para os jovens.
            O trabalho foi realizado uma vez por semana entre os meses de agosto e dezembro de 2009, nas aulas de arte da professora Irene e contou com a colaboração do cartunista Jorge Ubiratã (Byrata) que auxiliou os alunos na elaboração dos desenhos e desenvolveu o projeto gráfico da revista em quadrinhos e dos painéis com a reprodução individual das paginas produzidas pelos alunos.
            Também colaborou a professora de língua portuguesa Leomara Donato dos Santos, que realizou a correção dos textos.

A revista de Histórias em Quadrinhos:

Formato: 21x30 cm
Capa e contracapa colorida em papel couché 180 gr.
28 páginas, em preto e branco, em papel reciclado 75 gr.
Conteúdo: 25 Histórias em Quadrinhos com temas envolvendo questões atuais sobre obesidade, hipertensão, problemas com dependências com drogas, álcool, dietas saudáveis e exercícios físicos.


A exposição:

24 painéis com reproduções dos trabalhos em Quadrinhos, produzidos pelos alunos das 7ª Séries de 2009, da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém.

Abertura e lançamento da HQ: 29/10/10
Local da Exposição: Santa Maria Shopping (4º Andar)
Período: de 29 de outubro a 10 de novembro

As revistas serão distribuídas da seguinte forma:

Cada participante do projeto receberá um exemplar.
A escola receberá uma cota diferenciada para divulgação.
Cada apoiador/anunciante receberá uma quantidade de revistas.
As escolas da rede pública estadual e municipal de ensino receberão um exemplar para suas bibliotecas.
Uma cota de revistas estará disponível para venda ao público e a renda será destinada ao CPM da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém.

Preço de venda sugerido: R$ 3,00








2 comentários:

Anônimo disse...

Aí, mano Byrata! Parabéns por mais este trabalho junto a gurizada.
Adelante Grande Irmão!

Byrata disse...

Mano JÔ!

Tu sabe a satisfação que sentimos trabalhando junto a essa gurizada, né?
É impressionante o talento que eles tem, fico contente por participar desses projetos e ao mesmo tempo fico preocupado com o futuro deles. Precisam de mais oportunidades...

Grande abraço!