Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

18 de fev. de 2012

Arte na Ruas II

As ruas contam sua história de várias maneiras, mas através das manifestações artísticas, sejam, na performance de seus habitantes, nas suas crônicas orais, ou através das imagens grafadas nas suas paredes e muros, temos a oportunidade de apreciar mais prazerosamente essa história viva.

Outro dia eu e o amigo Nuca descíamos a Silva Jardim, quando nos deparamos com a imagem ao lado, fiquei encantado, não só pelo primor gráfico, mas também pela história revelada através do texto.

O Nuca sacou seu celular e sampou-lhe esta foto. Neste trecho, nos separamos, segui pela Silva enquanto ele tomou à esquerda.

Logo adiante um morador que percebeu nosso interesse na imagem, dirigiu-me a palavra. Fora ele quem mandara pintar o desenho e disse-me orgulhosamente que eu não vira os outros, pintados ao longo do muro na outra rua.
Nos contagiamos com o entusiasmo de cada um a respeito daquelas imagens. Seu nome é Alex e é conhecido pelo apelido de "Abelha". Contou-me a história da imagem. Disse que foi feita em homenagem ao Vila Leste Futebol Clube e a seu presidente "Cebinho", um clube de várzea, do qual ele, Alex, faz parte e que além da homenagem o desenho também faz uma crítica a atuação do "Cebinho" a frente da equipe, que segundo Alex, está deixando a desejar, por isso o sinal (-1) na camiseta. Alex me disse que o Cebinho não apreciou a crítica mas teve de engolir, com a promessa de que, quando melhorar sua atuação o sinal poderá mudar também para (+).

Grande abraço Alex "Abelha" e valorosos integrantes do Vila Leste Futebol Clube!

Nenhum comentário: