Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

1 de mar. de 2012

SANTA MARIA CHEIA DE GRAÇA NO DIÁRIO

Whoopi Golberg em caricatura de Ulisses Araújo


O Santa Maria Cheia de Graça, 3º Salão de Humor do Mercosul começa a "garrar" força, com o apoio da imprensa de Santa Maria.

Nicholas Fonseca e o Riso 'acartunado'

Com o título de "O riso acartunado" e com bela apresentação gráfica, saiu no caderno Diário 2 de quinta feira, 23 de fevereiro, uma ótima matéria escrita pelo jornalista Nicholas Fonseca, que contribui para que o salão seja divulgado, garantindo o sucesso de mais essa edição de um evento que valoriza o cartum em nosso país. O salão é internacional e contamos com a reedição do sucesso dos anos anteriores, que receberam inscrições de trabalhos do mundo inteiro.
Nicholas é um jornalista jovem e promissor, que certamente ao escolher sua profissão foi influenciado, quando ainda piá, pelos lançamentos da revista Garganta do Diabo, publicação que circulou na década de 90, feita pelo Grupo de Risco, composto por Maucio, Elias, Byrata e Orlando Fonseca (pai de Nicholas).
Recentemente através de contato telefônico com Nicholas, lhe falei da importância do trabalho dos cartunistas no exercício da crítica a sociedade em que vivemos e o quanto tenho observado sua influencia nos jovens com quem tenho tido a oportunidade de contatar através de cursos, oficinas e palestras ministradas por aí.
Pois então, acho que o Nicholas é cria daqueles idos de 90, quando a garganta do Diabo fez um tremendo sucesso, formando filas enormes de leitores que vinham buscar seu exemplar a cada lançamento. É claro que houve outras influencias não menos importantes, aliás, mais importantes, entre elas o fato de que seus pais, Áurea e Orlando Fonseca são, ela jornalista e ele escritor. Certamente isso contribuiu para que aquele piazito que na década de 90, juntamente com os meus e os do Elias, nos acompanhavam nas festas/lançamento da inesquecível revista Garganta do Diabo.

O retorno do salão de humor no registro do Chico Dalcol

O retorno do Santa Maria Cheia de Graça também foi registrado na coluna Zoom do Francisco Dalcol, que não deixa passar sem registro os eventos importantes da cidade e região. Valeu Chico, grande abraço!


Leia as matérias no Diário:


http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,1300,3672151,19057
http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,1300,3658887,18974

Nenhum comentário: