Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

25 de out. de 2011

O Xiru em São Gabriel

Recebi um email de São Gabriel, dando conta da presença do Xiru por lá também, ninguém mais segura o bruto... olhem o texto abaixo que recebi por email, na íntegra, espero que o Magal não se importe que eu o torne público...

Olá seu Byrata,
me chamo Magal, recentemente participei da V feira do livro de SÃO GABRIEL, juntamente com um grupo de amigos que intitulamos de CLUBE DO GIBI  de SÃO GABRIEL, estivemos exposicionando Gibis dos anos 30,40,50,60,70, até a atualidade, ( os gibis antigos são do colecionador irapuam teixeira um dos 4 maiores colecionador de TEX do Rio Grande do Sul),a exposição foi um sucesso onde conseguimos resultados melhores que o esperado...
andando pela feira visitando as stands passei pela banca da NOBEL, quando vi o XIRU, parei olhei e comprei, o vendedor me deu uma bela descrição do seu autor e da obra. devorei o livro em alguns minutos, gostei uma obra muito bem elabora que enaltece o nosso RS.
 Está de parabéns por essa bela obra, (me conte como conseguir comprar o volume 1).
também desenho, faço charges pra um jornal local, e algumas ilustrações sob encomenda, (infelizmente essa não é minha atividade financeira) sou colecionador de gibis também, juntamente com esse grupo do clube, que também são desenhistas e designers.  Pretedemos fazer um zine, algo mais profissional, pra lançar na proxima feira do livro, podes dar alguma dica de como fazer e como facilitar as coisas como impressão e acabamento, graficas. essas coisas ae.
grato pela atenção..


MAGAL
se quizer um contato mais interativo


msn artefato19@hotmail.com
comunidade EU SEI DESENHAR ( no orkut)
comunidade CLUBE DO GIBI DE SÃO GABRIEL ( no orkut)

Respondi:

Olá Magal!

Fiquei faceiro quando disse que gostou do Xiru mas depois fiquei triste porque disse que o devorou em poucos minutos. O Xiru foi feito pra ser lido devagarito, saboreado aos poucos, como quem come uma carne de chibo bem assada ou sorve um mate ao amanhecer. Mas bueno, logo fiquei faceiro de novo quando lembrei que o gaúcho é exagerado, inda mais quando gava as coisas de sua terra e o Xiru é índio guapo, cria de nossa terra gaúcha, feito a preceito justamente pra agradar a gente do Rio Grande e depois a todo o Brasil e oxalá, se o Patrão velho permitir, há de agradar também os leitores de outras querências "deste mundo velho sem porteiras".

Tou faceiro também por saber que aí na "Terra dos Marechais" tem apreciadores de quadrinhos organizados e querendo produzir. Isso é muito bom. Tive um apoiador daí, o Marcelo Schroeder, que juntamente como outros tantos ajudou-me a publicar esse trabalho que é fruto de mais de trinta anos de sonho. Tou pronto para ajudar no que for possível para que os sonhos quadrinhistas de vocês possam se realizar. Além de desenhista e amante das HQs, também sou editor e minha experiência na área editorial está a disposição dos amigos.

A primeira parte do Xiru e Os Dinossauros está esgotada, talvez eu publique nova edição, assim que sobrar uns pilas ou se conseguir apoio financeiro.

Grande abraço!



Pois bem, vejam como são as coisas, hoje, descendo a Rio Branco rumo as casas, encontrei com o Delanir, dono da Livraria Nobel, instalada ali no prédio histórico Hugo Taylor, onde tem sua séde também o Carrefour de Santa Maria. Delanir me contou que encontrou em São Gabriel um quadrinhista que comprou o Xiru e com quem conversou longamente a respeito. Fechou, Magal comprou o Xiru do Delanir, livreiro de valor!
Obrigado amigo Delanir, pela aproximação com o público leitor.


Grande abraço a todos!

Nenhum comentário: