Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

14 de dez de 2011

Arte Crioula

Éguas se coçando sobre uma coxilha do Guabiju Tujá,
mirem só que horizonte profundo... A foto e moldura são
de autoria do Carlos Schmachtenberg

Recebi a visita de um velho amigo, o Carlos "Candelária" Schmachtenberg, que me honrou com um presente que remete ao passado, uma foto de sua autoria, clicada por volta de 1975, na Fazenda Guabijú Tujá, onde fui gerado e criado. Doces recuerdos...
Carlos foi colega de meu irmão Belquer, ambos se formaram em Zootecnia e entre nossas famílias criou-se um forte laço de amizade, que dura para sempre.
Pois então, está aí o que faz o registro das imagens através das lembranças e da fotografia. Diz a dedicatória no verso da moldura rústica, da foto: "Ao Byrata: Recuerdo de uma tarde quente, num verão no Guabiju Tujá, +- 1975.
Carlos Schmachtenberg além de pecuarista na cidade de Candelária, dedica-se a confeccção de belíssimas peças artesanais rústicas, como molduras, cabides, porta retratos, etc. Todas de fino e caprichoso acabamento, apesar da rusticidade dos elementos que os compõem. As peças encontram-se em diversos lugares onde se vendem objetos e utencílios da cultura gauchesca. Graças a renda extra desse trabalho, Carlos e sua esposa Lise, já viajaram por boa parte do mundo.

Grande abraço amigo Carlos!


A etiqueta de Arte Crioula

Nenhum comentário: