Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

1 de jul. de 2010

SUBJETOS

Pois fui conferir a vernissage do Máucio.

Quando cheguei batia água e não pude evitar, molhei o pelo e o paletó. Tranqüilo, não sou de açúcar, logo estava no abrigo seguro da Sala Iberê Camargo.

Dava gosto de ver a presença do público. O local estava cheio de artistas, filhotes de artistas, repórteres e até políticos, entre eles o prefeito Cezar Schirmer e o vereador João Carlos Maciel. Lá estavam também, citando apenas alguns nomes que me recordo: a Secretária de Cultura Iara Druzian, Candinho e Ângela, Tânia Lopes, Sandra e Cyro Knackfuss, Ciria Moro, Dinara Valadão, Lisianne, Roosi e Homero, Graça Garcia, Vani Folleto, Carmem Ligia Schimitz, Amoretti e Nelson Ramão e Vilceu Godói da TV SANTA MARIA.

Inesquecível e marcante, também a presença do maestro Setembrino, com seu sax maravilhoso e sua inseparável companheira!

É isso aí! Temos que prestigiar o trabalho dos artistas desta nossa “Cidade Cultura”.


A arte do artista


Pois é sabido e constatado que o Maucio, quando some, só pode estar fazendo arte.

Dito e feito, lá estavam 35 trabalhos, se não me falha a memória, organizados ao longo das paredes e painéis, expostos com o maior critério, característica do Máucio, como todos que lhe conhecem sabem. É tudo cuidado nos mínimos detalhes e não faltou nada, desde a perfeita recepção das gurias da Chili, até ao atendimento impecável dos garçons. Me deliciei com o vinho, claro, sem passar da conta, afinal estava em ambiente chic e comportado.

Bobageiras a parte (de minha parte), o trabalho é surpreendente, pela proposta e criatividade.

Maucio usou materiais “simplórios” (palavras suas), para dizer e fazer arte, reeditando sob outro viés, sua exposição anterior, intitulada a Estética das Massas.

Impossível não observar que na apresentação do artista plástico Maucio, sempre se manifesta o cartunista.

SUBJETOS é uma “montagem” que mostra a arte na sua forma plástica, sem perder a leveza e o bom humor. Encantou não só o público adulto, mas especialmente o público infantil.


Parabéns Máucio, gostei!

Nenhum comentário: