Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

16 de nov. de 2011

Deu no Diário de Santa Maria

O Xiru Lautério segue em frente na sua jornada de lançamentos e divulgação. Recentemente saiu matéria no Diário sobre o lançamento do Xiru Lautério e Os Dinossauros II, essa "Aventura Bagual"... obrigado aos amigos do Diário de Santa Maria, especialmente a Silvinha Medeiros, ao Francisco Dalcol e ao fotógrafo Claudio Vaz!
04/11/2011 | N° 2970

LITERATURA 

 

Aventura bagual

Quadrinhista Byrata apresenta a segunda parte da história ‘Xiru Lautério e os Dinossauros’

No último capítulo de Xiru Lautério e os Dinossauros I (2007), o quadrinhista Byrata convidava os leitores para tomar um chimarrão e aguardar a segunda parte da história. O seu personagem, Xiru Lautério, viveu diversas aventuras ao cruzar por uma região estranha, formada por imensas coxilhas arenosas, no interior de Alegrete. Ele chegou até a laçar um réptil pré-histórico. De 2007 para cá, entre um mate e outro, Byrata fez mais de 800 desenhos, dispostos em 371 tiras. Eles foram reunidos em Xiru Lautério e os Dinossauros II, lançado recentemente na cidade.

São 104 páginas de novas aventuras protagonizadas pelo gaúcho. No fim da primeira parte, Xiru e o cientista alemão Hauskünstein recebem a visita de João, proprietário do local onde estão acampados. A dupla se torna refém dele, porque João descobre que o cientista desenvolveu um sistema para trazer criaturas do passado e exige que seja feito um processo de abate desses animais. Esse é o ponto de partida de Xiru Lautério e os Dinossauros II.

- Xiru é um personagem regionalista, mas estou sempre buscando dar a ele um caráter universal - diz Byrata.

Em meio às aventuras e aos perigos, o protagonista reunirá, no acampamento de Hauskünstein, os maiores artistas da música nativista regionalista e missioneira. Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Teixeirinha e Gildo de Freitas aparecem nas páginas produzidas por Byrata. Uma das curiosidades dessa segunda parte é que muitos artistas gaúchos estão desenhados nos quadrinhos, mas nem sempre são mencionados.

Entre amigos - Xiru Lautério e os Dinossauros II foi lançado no 8º Encontro dos Cartunistas Gaúchos (Cartucho), que ocorreu na cidade em setembro. A última tira da revista em quadrinhos foi feita em 20 de agosto deste ano. Nestes quatro anos que separam a primeira e a segunda parte da história, Byrata teve de se dedicar a outros trabalhos.

- Fui fazendo as tiras nas horas que me sobravam - conta Byrata.

O quadrinhista também disponibilizou espaços para anúncios em sua revista em quadrinhos, o que ajudou a custear a obra. Xiru Lautério e os Dinossauros II está à venda não só em Santa Maria como também em cidades da região, como São Sepé, Jaguari e Mata.

A frase final da primeira parte era "vá mateando e churrasqueando enquanto aguarda a segunda parte desta aventura". Agora, convido as pessoas a mergulhar na nova história do personagem mais bagual das revistas em quadrinhos - diz o autor.

Prepare o chimarrão e embarque nessa nova aventura.

silvia.medeiros@diariosm.com.br
SÍLVIA MEDEIROS
Confira no Diário de Santa Maria: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,1300,3549674,18297 

Nenhum comentário: