Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

8 de nov. de 2011

quem é Bira Dantas e seu personagem Tatu-Man

Pra quem não conhece, Bira Dantas é cartunistas dos "mais dez" como diria meu amigo carnavalesco Sansão, que repousa nos braços do Senhor... Pois o Bira esteve abrilhantando o 8 CARTUCHO aqui em Santa Maria e foi a primeira personalidade do cartum brasileiro a participar do ENCONTRO DE CARTUNISTAS GAÚCHOS. Por sua maravilhosa presença entre nós Bira Dantas agora é Gaúcho do Coração do Rio Grande!


Saibam mais sobre o Bira em texto de sua própria lavra:

Tatuman e seu criador (foto extraída do site http://www.mundohq.com.br)

Bira Dantas (terceiro da esq. pra direita) cercado pela gauchada no Zona Franca Comics. Na foto: Wagner Passos, Byrata, BIRA DANTAS e Jesus (proprietário da loja ZONA FRANCA COMICS/Santa Maria)















TATU-MAN NO CORREIO POPULAR
Tenho 48 anos, sou cartunista, quadrinhista e ilustrador há 30 anos. Gaitista há 11.
No inicio, tive ajuda da Thaís Araujo, minha filha de 11 anos, que me ajudou com os scans, tratamento digital e pintura das tiras. Tem muito bom gosto gráfico e um talento artístico avançado para sua idade. Ela recebia 10% do meu pagamento, mas reclamou que eu era muito chato e acabou pedindo as contas...
Meu personagem estreou em 25/07/10, na seção de Quadrinhos deste jornal de Campinas, ao lado de Tubino (Tannus Jr), Peanuts (Schulz), Xaxado (Cedraz), Hagar (Dik Browne) e
Recruta Zero (Mort Walker).
Segundo o jornalista Djota Carvalho:


Tenho publicado tambem no jornal Graphiq (do Mario Latino), que se dedica de forma incrível à publicação de tiras e de matérias sobre HQ.
http://www.graphiqbrasil.com/php/main.php

Publiquei também no Tiras de Letras.
http://tirasdeletra.zip.net

"Tatu Man" era pra ser "Homem-Tatu", mas a Thaís sugeriu um nome mais super-herói.
Ele é um anti-herói brazuca, medroso, ensimesmado, meio complexado... destes que a gente encontra pelas esquinas e até dentro de casa (rs).
Seus inimigos são "Reflexu's", "Anta", "Cachorro do Mato", "Onça" e "Caboclo". 
Ja' fiz alguns "cross-overs" com TEX (italiano), Eternauta (argentino), Toupeira (EUA), Jeca-tatu, Xiru e outros personagens gauchos.
Tatu-man foi tema do Fan Art Mania:
Com TEX
Com Eternauta
http://revistaogrito.com/papodequadrinho/2011/06/11/o-dia-em-que-el-eternauta-encontrou-o-tatu-man/

Tatu Man por seu criador

Nenhum comentário: